domingo, março 05, 2006

A palestra e a decisão!






No dia 04 de março de 2006 assistimos finalmente a palestra do M. Paquet, e saímos de lá decididos a fazer o processo e construir uma nova vida no Canadá.
Antes de irmos para a palestra já tínhamos conversado muito sobre os prós e contras de uma mudança radical de vida, mas fatores como a falta de perspectivas de trabalho hoje, mesmo como empreendedor, que significariam em 10 - 15 anos quando nossos filhos estivessem se formando, um problema muito maior. Aliado a isso, a falta de investimentos do governo nos diversos setores e condições que permita o país crescer de forma satisfatória, nos fez ir para a palestra com uma motivação muito grande a tomar essa decisão.
Outro fator determinante, pode se dizer que o principal, era poder proporcionar para os nossos filhos uma vida mais segura, tranqüila e com uma preparação melhor para a vida, já que desde pequenos iriam falar 3 idiomas, português, inglês e francês, e depois de 3 anos poderiam obter a cidadania Canadense que significaria poder viver e trabalhar legalmente em uma série de países pelo mundo, sem perder a cidadania brasileira. Isso não tem preço!
Tínhamos plena consciência de que não teríamos garantia de emprego, o governo de Québec deixa isso muito claro, mas as oportunidades são inúmeras e depende de cada um as conseguir, mas o governo se compromete a dar todo o suporte e até ajuda financeira por filho em caso de não se conseguir emprego em 3 meses. Outro benefício é o curso de francês gratuito em Québec, em tempo integral, onde você recebe ainda ajuda financeira.
Pesquisamos muito, mais muito mesmo, para termos a certeza de que as chances de darem certo eram grandes, e que o sucesso dependeria muito mais de nós, pois o governo faria a parte dele. A estrutura de suporte ao imigrante é uma coisa inacreditável, literalmente de 1° mundo.