sábado, julho 15, 2006

Etapa Federal







3° Passo – Etapa Federal

Já na segunda-feira, 03/07/2006, comecei a providenciar os documentos para a etapa federal, que são os 30% restantes do processo, que nada mais é que tirar as 3 certidões, de antecedentes criminais na polícia federal, antecedentes criminais na polícia civil-estadual e da justiça federal. Depois é preencher mais formulários, tirar fotos fora do padrão normal, pagar as taxas, que no meu caso são 5, e enviar tudo para o consulado Geral do Canadá em São Paulo.
Alguns contratempos surgiram para obter as certidões, pois eu nunca tinha sido informado sobre o seguinte:
- na polícia federal do Rio ele é fornecida em 15 dias úteis, totalmente diferente de outros estados;
- na polícia civil do Rio leva 10 dias, isso se a sua identidade for do Rio, caso contrário pode levar mais tempo, e ainda precisa de uma carta do consulado canadense solicitando a certidão;
- na justiça federal ela é emitida pelo site na internet na hora, só que você deve imprimir também a autenticação e levar no ministério de relações exteriores no palácio Itamaraty no Rio para chancelar.
O que parecia simples não foi, mas finalmente no dia 14/07/2006, sexta-feira, consegui completar a documentação e enviar para o Consulado do Canadá em São Paulo, isso devido a grande habilidade que eu tive em conversar com as pessoas dos devidos órgãos, caso contrário a documentação só ficaria pronta dia 21/07.